top of page
hepengenharia

Manutenções preditivas, preventivas e corretivas a responsabilidade recai sobre você?

Um dica muito importante para administradores profissionais, condominial, escolar e síndicos, vocês sabiam que as manutenções preditivas, preventivas e corretivas são de vossa responsabilidade, podendo responder civil ou criminalmente, um exemplo disso é o AVCB (auto de vistoria do corpo de bombeiros) que deve ser renovado a cada período de 3 a 5 anos dependendo da edificação e a multa por estar com ele vencido varia conforme a gravidade da infração, começando em R$ 276,10 e pode chegar a R$ 276.100,00. Portanto é de extrema importância ter um bom Programa de Manutenção Preventiva (PMP) efetivo e saber os momentos exatos de reparar os sistemas prediais, máquinas e equipamentos.


Para tanto deve ter conhecimento sobre as diferenças das manutenções preditiva, preventiva e corretiva e, o momento certo usar cada uma delas, e cobrar de empresas prestadoras de serviços a observância das manutenções existentes em prédios, maquinas e equipamentos, se a ideia é sempre reduzir custos, as empresas devem gastar recursos financeiros com bons investimentos e não perderem tempo e dinheiro com erros que podem ser previstos e evitados.


Muito importante acompanhar frequentemente o funcionamento de máquinas, equipamentos e peças, talvez o único método eficaz para prevenir possíveis interrupções nas linhas de produção e até mesmo no funcionamento de prédios, industrias e comércios.

Para que gestão da manutenção aconteça de forma eficaz, é necessário primeiro compreender a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva.


Tipos de manutenção:

  1. Manutenção Preditiva

  2. Manutenção Preventiva

  3. Manutenção Corretiva

  4. Diferenças entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva


Tipos de manutenção

Primeiro passo para entender como as manutenções funcionam e no caso de o gestor da manutenção saber qual é a melhor opção a ser aplicada, no instante exato e em qual equipamento será feita a reparação.


Os tipos de manutenção podem se dividir em:

  • Manutenção Planejada, que se subdivide em preditiva, preventiva e corretiva;

  • Manutenção Não Planejada = corretiva

Manutenção Preditiva

A Manutenção Preditiva é a inspeção periódica de máquinas e equipamentos, com levantamento de dados.

As técnicas mais comumente utilizadas na manutenção preditiva são as análises de vibração, ultrassom, inspeção visual e outras técnicas de análise não destrutivas.

Tratando-se de um processo no que diz respeito ao tempo de vida útil e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado tanto dos componentes das máquinas ou dos equipamentos.

Alguns motivos para realizar a manutenção preditiva, são:

  • Antecipar a necessidade de manutenção de uma peça, ferramenta ou máquina;

  • Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;

  • Aumentar o tempo de durabilidade dos equipamentos, como no caso de peças revestidas por aspersão térmica;

  • Reduzir o trabalho de emergência não planejado;

  • Impedir o aumento de danos ou prejuízos.

Então é possível concluir que a manutenção preditiva visa uma finalidade maior do que somente a financeira que é reduzir custos de manutenção, mas também em aumentar a produtividade da produção e o bem estar dos colaboradores.


Manutenção Preventiva

Já a Manutenção Preventiva tem como seu aspecto principal a prevenção de falhas ou quebra no equipamento, além de diminuir a velocidade de desgaste das máquinas e aparelhos, no caso de uma intervenção prevista, preparada e programada antes do surgimento de uma falha ou mais falhas.

As atividades de manutenção preventiva devem ser planejadas e programadas, ou seja, todas as etapas do serviço a ser executado devem estar bem estabelecidas.


Alguns exemplos de manutenção preventiva:

  • Lubrificações periódicas;

  • Inspeção de vazamentos como mangueiras rachadas ou encanamentos rompidos

  • As revisões sistemáticas do equipamento;

  • Os planos de calibração e de aferição de instrumentos;

  • Os planos de inspeção de equipamentos;

  • Os históricos ou recomendações do fabricante.

Também é possível realizar uma manutenção preventiva em função da condição do equipamento, como reparar defeitos, em casos de reformas ou até mesmo em uma revisão geral.


Manutenção Corretiva

A Manutenção Corretiva ocorre quando o equipamento está com alguma peça com funcionamento irregular, apresentando mal funcionamento, e no caso precisa de substituição, esse tipo de manutenção pode ser necessário em duas situações: quando surge uma falha inesperada, ou quando é detectada alguma falha que possa afetar algum outro problema ainda maior futuramente.

Podemos dividir a manutenção corretiva em dois subtipos: como a corretiva planejada e a corretiva não planejada.

A manutenção corretiva planejada é o acompanhamento de uma máquina, com a finalidade de corrigir algum erro que possa vir a acontecer.

A manutenção corretiva não planejada, se dá após a identificação de algum erro ou problema, esse tipo de manutenção é advindo de altos custos de reparação, em relação a manutenção corretiva planejada.

Podemos usar a manutenção corretiva como uma forma eficiente a nosso favor, afim de evitar retrabalhos, afinal, ela diminui o tempo de execução da tarefa e evita quebras de produção inesperadas.


Diferenças entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva

Vamos ver se você aprendeu mesmo quais são os tipos de manutenção e como aplicá-las da melhor maneira na sua empresa, vou te explicar as particularidades entre cada uma delas.

Bora lá?


Manutenção Preventiva x Corretiva

Se manutenção corretiva é realizada após ocorrência de uma falha ou incapacidade produtiva de um equipamento ou instalação, uma porcentagem significativa desses danos pode ser evitada se o gestor de manutenção levar em consideração a manutenção preventiva desses equipamentos. A manutenção corretiva tem um impacto financeiro muito maior do que a manutenção preventiva, sendo que pode implicar a suspensão prolongada da atividade das máquinas ou equipamentos, podendo mesmo levar à indisponibilidade de uma linha de produção, ou qualquer outro serviço.

A vantagem de ter um plano de manutenção preventiva estabelecido é poder prevenir todas essas situações, substituindo os componentes usados no tempo de vida útil, preservando e restaurando as peças necessárias para o bom funcionamento dos sistemas, máquinas e equipamentos.

Um bom gestor deve organizar em uma planilha, ou em outra ferramenta, as principais métricas e informações que ele precisa acompanhar para realmente conseguir executar um ótimo planejamento:

  • Melhorar o estado técnico e operacional dos equipamentos;

  • Reduzir a degradação e os riscos de degradação dos equipamentos;

  • Programar os trabalhos de prevenção;

  • Realizar os reparos em condições favoráveis à operação;

  • Reduzir custos;

  • Prolongar a vida dos equipamentos.

O ideal para um plano de manutenção preventiva (PMP) é o gestor de manutenção conseguir evitar qualquer tipo defeito nos seus equipamentos, ou conseguir prever e programar para que as falhas tenham o menor impacto possível nos clientes;


Manutenção Preventiva x Preditiva

A manutenção preventiva, como exposto anteriormente, é programada e ocorre em um tempo pré-determinado, permitindo a identificação precoce de problemas, diminuindo as necessidades de maiores custos e permite uma melhor gestão do orçamento planejado.

Na manutenção preditiva os programas são baseados no real estado do equipamento e na alteração de quando a manutenção deve ser realizada para minimizar os custos.

A diferença é que a preditiva compreende o uso de técnicas e equipamentos como ultrassom e câmeras termográficas entre outros equipamentos, que fazem a manutenção preditiva ser uma sucessão viável em determinadas circunstâncias.


Manutenção preditiva x corretiva

O lado negativo de apenas realizar a manutenção corretiva, é que se o equipamento ou veículo tiver danificado, a empresa deixará de lucrar durante o tempo em que as máquinas ou equipamentos permanecerem inativos para reparos.

No caso da manutenção preditiva vem prevenir esse tipo de prejuízo, pois ela vai mostrar ao técnico onde está a falha ou por onde pode ocorrer detalhadamente, utilizando de técnicas, como ultrassons, análise de vibrações, entre outros, como já citado.

Quando a gestão da manutenção é efetiva, e claramente o trabalho será mais intenso para toda equipe, mas os resultados serão potencializados, com toda certeza.

Exemplificando a manutenção preditiva, preventiva e corretiva é essencial para que tudo funcione de forma continua e eficaz e a execução de um bom trabalho tanto da equipe quanto do gestor de manutenção sejam alcançados.




3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page